quarta-feira, 5 de agosto de 2009

.musica


O que percebemos, sentimos; quando escutamos musica? Percebemos o som do violão, do piano, do violino, do clarinet. Claro. Mas nosso coração e nossa alma: o que eles veem, realmente?

Eu tenho vagas lembranças de que, quando pequena, ADORAVA ir assistir aos festivais de musica. Papai diz que pra mim era tudo muuito mágico. Não me recordo das musicas que ouvia, das mãos que pareciam irreais dedilhando um piano, muito menos dos rostos que agradeciam os aplausos que, segundo me contam, eram merecidos . Mas eu me lembro de algo, algo que é inexplicavel, surreal. Alegria, mas uma alegria que meu pai e o restante dos ouvintes não entendia. Eu não sabia o que era música erudita, não sabia o que era choro, também não sabia a diferença do desafinado/afinado, não sabia o que era bom timbre, resumindo: não sabia diferenciar o músico bom do ruim. Eu só escutava música. E que é música? Um sentido secreto, acima das palavras, um sentido que não percebemos quando somente palavras ouvimos. Este "sentido oculto" não se encontra ao se ler, como algo falado. Se encontra quando se escuta o som. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário